A tristeza é normal e faz parte da vida, mas a depressão não é considerada normal; ela é uma doença psiquiátrica crônica que exige tratamento médico.
Cerca de 332 milhões de pessoas no mundo em 2025 afetadas pela depressão — são sentimentos parecidos e comum de tristeza, e muitas das vezes vai deixando passar desapercebido e a intensidade e duração vai aumentando dia após dia.
Tristeza e Depressão
- Tristeza: Geralmente está relacionada ao motivo específico como luto, término, perda de emprego e etc… em relação as outras coisas os sentimentos são normais, não impede que a pessoa sente outros prazeres em fazer outras coisas.
- Depressão: principal causa de incapacidade, muitas vezes surge sem motivo, a alegria se apaga, não existe mais motivação a pessoa se esconde na sua própria tristeza no seu mundo fechado, perdendo o interesse na vida e a ate mesmo da sua identidade, o que era prazeroso não tem mais sentido.
Vamos se atentar ao Sinais de Alerta
Se você conhece alguém que apresenta cinco ou mais sinais é recomendado buscar ajuda profissional e especialistas:
- Humor deprimido na maior parte do dia. Uma tristeza profunda, autodesvalorização, a pessoa vai perda de interesse prazer em atividades, a energia esgotada, uma doença séria que afeta pensamentos e o corpo, indo além de uma tristeza precisando de um tratamento profissional urgente para melhora da qualidade de vida.
- Perda de interesse Promove um impacto significativo na vida diária .
- Alterações no sono insônia ou dormir em excesso.
- Cansaço extremo esgotamento falta de energia.
- Sentimento de inutilidade sentimento reprimido ou culpa excessiva.
- Dificuldade de concentração até as tarefas mais simples do cotidiano afetação a atenção e a capacidade de tomar decisões.
Muitas das vezes pensamos que não tem soluções, primeiramente a fé em Deus é a base de tudo, procura um profissional ou seja um psicólogo e o psiquiatra, que frequentemente trabalham em conjunto.


1 comentário
- Saúde Treino Equilíbrio · dezembro 18, 2025 às 10:20 pm
[…] Muitas das vezes pensamos que não tem soluções, primeiramente a fé em Deus é a base de tudo, procura um profissional ou seja um psicólogo e o psiquiatra, que frequentemente trabalham em conjunto. como melhor? […]